Entre os dias 23 e 25 de Abril, foi realizado nosso XIX Congresso Latino-americano ao lado do XXIII Entre os dias 23 e 25 de Abril, foi realizado nosso XIX Congresso Latino-americano ao lado do XXIII Congresso da Sociedade Argentina de Citologia e do XVI Congresso Iberoamericano de Citologia, no Hotel Sheraton Libertador em Buenos Aires, Argentina. Foi realmente um evento muito importante especialmente devido a realização do Simpósio Satélite organizado pela IAC e coordenado pelo Dr. Fernando Schmitt, com a colaboração do Dr. Syied Z. Ali e Dr. Ashish. Tão importante quanto a contribuição de nossos convidados, a Dra. Ritu Nayar, Dra. María Dolores Lozano e Dra. Kusum Kapila. A todos eles e, especialmente, aos membros e novos membros que vieram de diferentes partes da América Latina, vão nossos agradecimentos. Não posso deixar de mencionar a entrega do Prêmio Mestre da Citopatologia Latino-americana ao Dr. Fernando Schmitt, Dr. Elias Fernando Miziara, Dr. Ricardo Bardales e Dr. Adrián Moreno. E, de ressaltar também que 16 novos membros citopatologistas e citotécnicos prestaram o exame de suficiência em citopatologia da SLAC.

Como de costume, a eleição da nova Comissão Diretiva (cujos nomes já foram publicados nesta página) foi realizada e a chapa que atualmente presido foi eleita por unanimidade. Tenho então o prazer de anunciar que, na presença do advogado, Dr. Alejandro Schulze, e do escrivão, Dr. Federico Ronconi, foramrealizadas, durante esse mesmo encontro, as transações necessárias para a SLAC pudesse constituir pessoajurídica. Todos os membros presentes na assembleia assinaram como fundadores da nova SLAC, que continuará se chamando SLAC. De agora em diante, teremos de realizar reuniões com registros e balancesanualmente, e como sempre cada gestão terá duração de três anos. Esse importantíssimo evento solidificou a SLAC como Sociedade Científica no âmbito legal, que será regida sob as leis argentinas pelo momento, o que nos permitirá, entre outras coisas, abrir uma conta bancária também em nome da SLAC.

Além disso, enquanto se realizavam as atividades do Congresso, aconteceu, aproveitando-se da presença de todos os seus membros, a primeira reunião da Comissão Diretiva, na que se expuseram novas propostas para melhorar a comunicação com e entre os membros, assim como projetos para a realização de eventos de capacitação em diferentes países latino-americanos, mesmo naqueles nos que a SLAC nunca conseguiu chegar no passado.

Então, faço chegar a todos os membros da Comissão Diretiva meus agradecimentos pelo seu trabalhorealizado, com suas contribuições e colaboração em todos os momentos durante o congresso. Esse trabalho conjunto gerou um entusiasmo coletivo com propostas que, sem dúvidas, levarão ao longo dos próximos três anos a melhorarias nos serviços da SLAC prestados a todos os seus membros associados.

Só posso garantir que já estamos sob a frase MENOS PALAVRAS E MÃOS À OBRA e esperamos que esse trabalho de todos atinja os objetivos de melhorias necessárias e merecidas para nossos sócios.Dra. Mercedes GamboniPresidenteSociedad Latinoamericana de Citopatología